Tags

Semana de conscientização sobre a Segurança do Paciente movimenta unidades geridas pelo ISG

27 de September de 2021

A Organização Mundial de Saúde escolheu o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, para a campanha de 2021 do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Para homenagear a data, as unidades ISG que dispõem de Maternidade e UTI Neonatal – Hospital Regional de Itanhaém e Hospital Estadual Azevedo Lima –  organizaram exposições e treinamento dos colaboradores para estimular as práticas de segurança.

A exposição organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Azevedo Lima consistiu em uma montagem com garrafas de água, barrigas de gesso e bonecos que representam o tema. A água representa o líquido amniótico, as barrigas moldadas em gesso pertencem a gestantes da Maternidade que participaram do projeto como voluntárias e os bonecos representaram os bebês em cuidado intensivo. Em Itanhaém, para envolver os colaboradores e estimular as práticas das seis metas internacionais, o Núcleo de Segurança do Paciente promoveu ações reforçando os processos no intuito de diminuir os riscos de eventos e criar um ambiente mais acolhedor.

Em Caraguatatuba, no Hospital Regional do Litoral Norte, que não dispõe de Maternidade, o foco dos trabalhos foi na conscientização das equipes sobre os protocolos fundamentais para reduzir os riscos hospitalares e garantir a assistência segura e acolhedora. Para isso foi organizado um concurso de paródia sobre as seis metas internacionais de segurança, com premiação para as equipes vencedoras.

“O tema deste ano em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente é muito especial para todos nós, pois reforça a atenção dispensada na Maternidade”, ressaltou a supervisora de Educação Permanente do Hospital de Itanhaém, Alexandra de Souza.

Já para supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Azevedo Lima, Katia Magalhães, é importante que todas as equipes estejam alinhadas com o tema, pois em um hospital que lida com situações de alto risco, como o Azevedo Lima, o parto pode acontecer em outros setores que não o Centro Obstétrico.

“Passamos a noite trabalhando na paródia e foi fundamental para ficarmos cada vez mais alertas às metas de segurança. Foi um grande aprendizado para todos”, comentaram Vera Cristina e Carina Coelho, técnicas de Enfermagem da equipe da UTI Noturno do Hospital Regional do Litoral Norte – time vencedor do concurso.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito