Profissionais participam de atividades no Setembro Amarelo

Profissionais participam de atividades no Setembro Amarelo

30 de setembro de 2021

Por Agenilson Santana

Direcionado à saúde mental do colaborador, a comemoração ao Setembro Amarelo no HRJR teve como proposta atividades voltadas à valorização da vida, envolvendo profissionais dos diversos plantões, com dinâmicas e rodas de conversa.

Organizada pela comissão de Humanização do hospital, as ações contaram com a assistência das equipes de psicologia e enfermagem do trabalho do HRJR, que puderam acompanhar, ouvir as preocupações e alertar os profissionais sobre as doenças mentais que levam ao suicídio, como a depressão.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os transtornos mentais representam 96,8% dos casos de morte por suicídio. A campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a todos sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado.

Entre as dinâmicas realizadas na unidade, foram criados espaços para reflexão, nos quais os profissionais puderam falar sobre suas angústias. Eles escreveram suas principais preocupações e, em seguida, eliminaram o papel utilizando uma máquina fragmentadora.

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Coral HRJR circulou nos setores e reforçou a proposta da campanha ao interpretar a música “Era uma Vez”, da cantora Kell Smith.

Sempre animada, a equipe deixou mensagem de esperança para colaboradores e pacientes. “A música fala em resgatar a nossa inocência, buscar sempre a felicidade. Que gente possa lembrar sempre que fazemos a diferença na vida da nossa família, colegas e pacientes”, disse a enfermeira do trabalho do HRJR, Eliana Dohnal.

Durante a apresentação do Coral, a equipe de Humanização instalou em cada setor uma caixa da gratidão, para que todos possam deixar mensagens de agradecimento ou elogio a algum colega de trabalho.

Para a psicóloga e presidente da comissão de Humanização, Ana Maria Guimarães, a proposta da caixa da gratidão é exercitar a capacidade de olhar positivamente para qualquer tipo ou tamanho de conquista, realização ou qualidade. “Estudos indicam que agradecer pode melhorar a nossa saúde. No ambiente de trabalho, ao reconhecermos no outro suas contribuições e qualidades e agradecermos por isso, contribuímos para melhora da coesão e trabalho da equipe”, explica.

  • Coral circulou nos setores do HRJR

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito