Tags

Serviço Social do HRLN: Unindo pessoas e criando relações de respeito e afeto

15 de maio de 2020

Por Thaís Almeida

Em um momento no qual a distância social vem sendorecomendada por questão de saúde pública, se tornou fundamental criar e manterrelações de respeito e afeto. E essa é uma das principais funções dasassistentes sociais que ajudam a tornar o dia a dia de hospitais mais humanos eacolhedores.

“Nós intermediamos as relações família, paciente, hospital edemais instituições (como UBS, UPAS, etc.). Fazemos isso dentro de umaperspectiva personalizada para cada paciente, observando as necessidades decada família. Ultimamente, isso tem sido de suma importância. Somos nós queentramos em contato com a família, somos a voz do hospital, ajudamos naschamadas de vídeo, para que possam trocar afeto e continuar nutrindo suasrelações mesmo em tempos de Covid-19”, explicou Débora Alves de Sousa, de 33anos, que atua há 15 anos na profissão e que hoje trabalha no Hospital Regionaldo Litoral Norte (HRLN), gerenciado pelo ISG em Caraguá.

O trabalho desenvolvido pelo Serviço Social do HRLN, comobjetivo de melhorar as relações, vem gerado elogios ao setor e comovendofamiliares e colaboradores.

“Agradeço imensamente pelo presente que recebi da equipe deUTI e da Assistência Social ao realizarem uma chamada de vídeo com minha mãe.Todo o carinho e atenção que venho recebendo dos profissionais tem deixado aminha família menos preocupada e certa de que a minha mãe está sendo bem cuidada”,comentou a filha de uma paciente em contato com a Ouvidoria do Hospital.

“Muitos associam de forma errônea nossa categoriaprofissional como ‘profissionais que gostam de ajudar’ – na perspectiva dacaridade. Ser assistente social é uma profissão de lutas, é saber lidar com oindivíduo na sua totalidade/particularidade, visando oferecer bem-estar,qualidade de vida e a garantia da efetivação dos direitos, com equidade ejustiça social”, esclareceram Débora Alves e Bianca Sartori Costa, de 27 anos, quetambém atua como assistente social do HRLN.

Para todas essas profissionais que são as grandesresponsáveis pelas relações mais humanizadas e justas entre todos os envolvidosnas unidades de saúde, o HRLN deseja um feliz Dia da Assistente Social,celebrado no dia 15 de Maio. Vocês são a certeza de que a luta por empatia eamor precisa ser feita diariamente.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito