Tags

Equipe do Hospital Regional do Litoral Norte tem trabalho premiado em Congresso Paulista de Terapia Intensiva

30 de setembro de 2021

Por Thaís Almeida

Seguindo os valores do Instituto Sócrates Guanaes, profissionais do HRLN transformam experiências diárias em trabalhos científicos para promover melhorias na assistência 

A equipe multiprofissional da UTI do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) submeteu dois trabalhos ao XVII Congresso Paulista de Terapia Intensiva – COPATI, realizado de 23 a 25 de setembro. Ambos foram aprovados e um foi premiado.

Foram inscritos os seguintes títulos: “Infecções pulmonares necrotizantes como complicação de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes com Covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva” e “Uso de Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI) interface Helmet: experiência em um hospital público referência para Covid -19 no Litoral Norte do estado de São Paulo” – sendo este último premiado, listado entre os 3 primeiros melhores trabalhos avaliados pela Comissão Científica do COPATI.

“Reunimos profissionais da fisioterapia, enfermagem e equipe médica e analisamos os dados que tivemos durante a pandemia da Covid-19 para podermos desenvolver esses dois trabalhos. Especificamente, o título que foi premiado trouxe a experiência que tivemos com o Helmet (um capacete respirador) aqui no Hospital Regional do Litoral Norte. O uso do Helmet, adequadamente indicado e supervisionado, permitiu uma redução de 50% das intubações, impactando nos resultados assistenciais e na otimização de recursos,” explicou o médico coordenador da UTI do HRLN, Dr. Nícolas Miranda.

Segundo a equipe do HRLN, o próximo passo será buscar a publicação deste trabalho em uma revista científica e desenvolver outros títulos com base nos estudos de casos realizados na unidade, visando sempre o incentivo ao ensino e à pesquisa, um dos valores do Instituto Sócrates Guanaes, para promover sempre uma assistência mais eficiente e humanizada.

“Continuar fazendo trabalhos acadêmicos é uma das premissas que o ISG reforça e incentiva. E é de suma importância para o dia a dia de um hospital. As decisões e condutas médicas são tomadas baseadas em evidências. Ao longo dos anos, a medicina cresceu em cima disso. Se hoje os resultados são melhores devemos isso aos conhecimentos advindos das pesquisas – elas nos fortalecem”, concluiu Dr. Nícolas Miranda.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito