O Instituto Sócrates Guanaes nasceu como Centro de Estudos e Pesquisa Sócrates Guanaes (CEPESG) em julho de 2000, mas sua história teve início bem antes, em 1933. Neste ano nascia na Bahia o 10° filho de um vaqueiro, em Remanso, nos “barrancos” do Rio São Francisco. Contrariando todas as probabilidades, aquele jovem ascendeu socialmente com dignidade em uma sociedade desigual e injusta. Com persistência e dedicação aos estudos, formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia e se especializou em pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi ainda mais longe: cursou especialização em Imunologia e Alergia na Universidade de Londres e fez seu fellowship em Pneumologia na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Durante os 45 anos de sua curta e produtiva vida, Dr. Sócrates, o “Menino de Remanso”, se destacou como médico, professor e empreendedor, e deixou seu exemplo de entusiasmo pela vida por onde passou. Acreditava e ensinava que “a educação é a única alternativa para uma sobrevivência digna, qualquer que seja o sistema político-econômico vigente”.

Foi neste contexto de forte influência familiar que, aos 39 anos, Dr. André Guanaes, filho do Dr. Sócrates, fundou em 2000 o inicialmente denominado Centro de Estudos e Pesquisa Sócrates Guanaes (CEPESG), associação civil sem fins lucrativos que, em 2004, passaria a se chamar Instituto Sócrates Guanaes. A inspiração do Instituto é poder incentivar tantos outros “Meninos de Remanso” a desafiarem a probabilidade e ascenderem socialmente por meio da educação.

Somadas ao forte contexto familiar e à larga vivência como médico nos setores público e privado, duas experiências no início de sua carreira despertaram em Dr. André o interesse de se dedicar ao Terceiro Setor e, assim, contribuir para a promoção de um serviço de saúde mais digno e humanizado para a população. O rico período de aprendizado nas Obras Sociais de Irmã Dulce e, posteriormente, na Fundação José Silveira – referências como entidades filantrópicas – foram determinantes em sua formação humanística.

Em 2004 a entidade ampliou seu espectro de atuação e passou a se chamar Instituto Sócrates Guanaes (ISG), mantendo sua filosofia – “promover saúde por meio da educação” – e com a missão de “Cuidar e Salvar Vidas”. Dentre seus mais fortes valores, dois deles remetem aos primórdios da história do Dr. Sócrates: “saúde é prioridade” e “educação é fundamental”.

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito