Tags

Unidades ISG participam de capacitação sobre manejo da dor por videoconferência

12 de dezembro de 2019

Esta semana, coordenadores e supervisores assistenciais das unidades hospitalares e do ambulatório de especialidades geridos pelo ISG, além de representantes do escritório corporativo, reuniram-se em videoconferência para assistir a palestra “Manejo Multidisciplinar da Dor”, proferida pela enfermeira e mestre em Enfermagem, Dayse Maioli Garcia. Cerca de 50 pessoas participaram da capacitação.
Segundo o Diretor-Presidente do ISG, Dr.André Guanaes, que assistiu parte da palestra no auditório do Azevedo Lima, durante o ano de 2020 o ISG vai focar na interação e integração das equipes, bem como nos pilares da educação e da alta tecnologia. “Tudo será compartilhado e assistido por todos”, garante Dr. André, adiantando que ainda em 2020 será criada uma diretoria corporativa associada ao ensino e à pesquisa. 
A diretora administrativa do ISG, Aline Oliveira, e o diretor técnico, José Maria Orlando, concordam que o objetivo das capacitações por videoconferência é apoiar a qualidade da assistência prestada nas unidades geridas por meio da capacitação das equipes, otimizando custos e alinhando práticas. E o grande beneficiado será sempre o paciente que depende da saúde pública.
A palestrante convidada desta primeira videoconferência, Dayse Garcia, é facilitadora no curso de especialização de Cuidados ao Paciente com Dor no hospital Sírio-Libanês na área de Ensino e Pesquisa e Professora na Pós-Graduação na área de Saúde na FMU (SP). Dayse foi convidada a proferir a palestra pela assessora de apoio operacional do ISG, Ivana Siqueira. “A oportunidade de compartilhar conhecimento deve ser promovida e incentivada na saúde em nome da prestação da melhor assistência aos pacientes. Contaremos com profissionais experientes e qualificados para falarem sobre  temas pertinentes, atuais e que nos ajude a transformar nosso cotidiano e ainda, de forma  integrada pelo modelo da Educação à distância”, relata Ivana.
O coordenador do setor psicossocial do Hospital Regional de São José dos Campos, Leandro Alves, considera que a aula veio ao encontro da práxis do setor, pois quando se fala em dor não se podem esquecer as dores psíquicas. “Na Psicologia o nosso lugar de fala é o de auxílio ao paciente em relação à dor psíquica, passando pela hospitalização da melhor maneira possível. Nesse sentido a palestra contribuiu grandiosamente para ampliar o conhecimento e cuidado com aquele que sofre”.
Tatiane Alves, coordenadora da Qualidade do Hospital Regional de Registro, considera que o curso foi muito importante por abordar as atualidades sobre as escalas de dor, as boas práticas em saúde, o trabalho em conjunto e o empoderamento e a autonomia da equipe multidisciplinar na avaliação dessas escalas, além de destacar a importância da dor como quinto sinal vital do paciente. “Também foi muito bacana poder interagir e trocar informações com as equipes assistenciais das demais unidades geridas pelo ISG”. 
“Nunca tinha participado de uma capacitação por vídeo envolvendo profissionais de várias unidades ao mesmo tempo. Achei a experiência fantástica, onde percebemos a possibilidade de integração das diversas equipes ISG, expondo suas experiências com um mesmo objetivo: aumentar o desempenho e melhorar os resultados nas suas unidades”, declara Adriana Morais, coordenadora de Reabilitação do Azevedo Lima.
Equipes das unidades geridas pelo ISG participam da capacitação por videoconferência

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito