Pesquisa traça perfil da Cultura de Segurança
31 de janeiro de 2024
Por Agenilson Santana
O setor de Qualidade e o Núcleo de Segurança do Paciente do HRJR apresentaram os resultados da primeira Pesquisa de Cultura de Segurança, trazendo a percepção dos colaboradores quanto ao aprimoramento das boas práticas em nossos serviços de saúde.
Realizada simultaneamente em todas as unidades geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a pesquisa contou com um questionário validado como ferramenta para medir o nível de amadurecimento em relação às práticas de segurança do paciente na organização.
Segundo a coordenadora de Qualidade do HRJR, Izabelly dos Santos Ramalho, a pesquisa possibilitou medir e verificar oportunidades de melhoria para o fortalecimento da cultura de segurança para o colaborador e a assistência prestada ao paciente. “A pesquisa marca um importante passo para nossa instituição, pois a partir dos resultados conseguimos traçar plano estratégico para nortear ciclos de melhorias”, explica.
Ao todo, 598 pessoas responderam ao questionário, entre colaboradores ISG, profissionais terceirizados e equipes médicas. Para acessar o resultado da pesquisa, clique AQUI.
A próxima edição da pesquisa será realizada em abril, mês que se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente (1º de abril). A data faz alusão ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, que instituiu diretrizes importantes acerca da assistência segura nos serviços de saúde.
Compartilhar