Tags

Cão terapeuta emociona pacientes em estreia do projeto “Patas que Acolhem” no HRLNHRLN

28 de abril de 2025

Iniciativa leva afeto e contribui para a humanização do ambiente hospitalar

Uma visita inusitada e cheia de carinho marcou o dia de pacientes e profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia Franã (HRLN), na tarde do dia 24 de abril. Scooby, um simpático cão voluntário, protagonizou a primeira visita terapêutica com animais da unidade, dando início ao projeto de extensão “Patas que Acolhem”, realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em parceria com o hospital. A ação integra as estratégias de humanização hospitalar do HRLN.

Na estreia, Scooby visitou dois pacientes internados, levando afeto, leveza e muitos sorrisos aos corredores da internação. A atividade foi acompanhada de perto por uma equipe multiprofissional, incluindo representantes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

A proposta das visitas terapêuticas com cães baseia-se em evidências científicas que demonstram os benefícios dessa interação no processo de recuperação dos pacientes. “A interação entre pacientes e animais pode contribuir significativamente para a redução da ansiedade, melhora do humor, estímulo à comunicação e até mesmo alívio da dor”, explica Eliana Galano, coordenadora da área Psicossocial da unidade. “O vínculo afetivo criado nesses encontros é transformador, tornando o ambiente hospitalar mais leve, acolhedor e humanizado”, afirma.

As visitas acontecerão semanalmente, sempre com um cão voluntário por vez, previamente selecionado e preparado para oferecer conforto emocional a pacientes indicados pelas equipes assistenciais.

Para Sandra Marcondes, diretora operacional do HRLN, o projeto reafirma os valores institucionais da unidade. “Investimos constantemente em práticas humanizadas e inovadoras. Essa ação representa mais um passo no cuidado integral, no acolhimento verdadeiro e na valorização do bem-estar dos nossos pacientes”, destaca.

Com o sucesso da primeira visita, o hospital se prepara para receber, a cada semana, um novo amigo de quatro patas. Mais do que um gesto de carinho, as visitas dos cães terapeutas reforçam a convicção de que afeto também cura.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito