Tags

Hospital Regional do Litoral Norte abre leitos para outras especialidades além da Covid-19

14 de setembro de 2021

Por Thaís Almeida

Com abertura do Setor Oncológico, ampliação de ofertas de exames externos e leitos de outras especialidades, mês de setembro marca mudança de perfil da unidade

A partir deste mês de setembro, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes, irá ampliar a sua assistência para além da Covid-19. Com o mapeamento da diminuição da pandemia em todo o Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde determinou a abertura de 15 leitos de UTI e 20 de Enfermaria para patologias respiratórias, cardiológicas e neurológicas (exceto com necessidades cirúrgicas) no HRLN.

“Com a redução dos casos da Covid-19, iniciaremos o faseamento do Hospital com abertura gradual de algumas especialidades. Neste primeiro momento iremos disponibilizar esses leitos para a região do Litoral Norte, mas vale lembrar que continuaremos a ser referência para pacientes da Covid-19, seguiremos com 20 leitos de UTI e 30 de Enfermaria exclusivos para o novo coronavírus – como retaguarda em caso de necessidade devido às novas cepas”, explicou o diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino.

Os novos leitos disponibilizados na unidade serão gerenciados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), assim como ocorre com os atendidos com Covid-19.

Mais atendimentos e serviços

Neste mês de setembro, o Hospital Regional do Litoral Norte ainda divulgou a abertura do Setor Oncológico e também a ampliação da oferta de exames de média e alta complexidade para a população da região.

O Setor de Oncologia, inaugurado no primeiro dia de setembro de 2021, vai oferecer inicialmente exames de imagem e laboratoriais, 200 consultas médicas, 500 sessões de radioterapia e 50 de quimioterapia mensais para pacientes com diagnóstico de câncer de mama e próstata.

Já o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), aberto desde agosto de 2020, disponibiliza os seguintes para a população caiçara: ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia. A média de exames realizados pela unidade mensalmente é de cerca de 260, e a partir de deste mês deverá ultrapassar a marca de 400.

Cerca de 5.000 exames de imagens já foram realizados pelo HRLN desde a abertura do setor de SADT, em pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Histórico

O Hospital Regional do Litoral Norte foi aberto antecipadamente em março de 2020 para dar retaguarda para a região durante a pandemia, oferecendo leitos de UTI e Enfermaria, exclusivamente para Covid-19.

A unidade contabiliza até hoje a marca de 1.456 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 assistidos e mais de 106 mil exames laboratoriais e mais de 5.130 exames de imagens realizados nos internados.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito