Tags

Palestra destaca a importância do preenchimento adequado do prontuário do paciente

23 de fevereiro de 2024

Por Danyelle Fuad

 

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) foi palco da palestra “Prontuário do Paciente – Registro Seguro das Informações”, voltada para o preenchimento adequado do prontuário do paciente, ministrada pela chefe de gabinete Bruna Vieira, advogada responsável pelo Departamento Jurídico da Unidade. O evento atraiu 270 participantes, composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais colaboradores envolvidos no atendimento direto aos pacientes.

A iniciativa buscou aprimorar os processos de registro e documentação médica, reconhecendo o prontuário como uma ferramenta essencial para a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. Com apoio da Educação Continuada do HRSJC, o evento proporcionou a troca de experiências entre os participantes, o esclarecimento de dúvidas e contribuiu para um maior comprometimento de toda equipe. “Me senti lisonjeada pela participação de todos e por poder contribuir com o aprendizado contínuo da equipe assistencial, visando sempre uma melhor assistência ao paciente”, declarou Bruna.

Durante os dois dias de palestra, foram abordados diversos aspectos relacionados ao preenchimento correto do prontuário, incluindo a importância da coleta precisa de informações, a padronização da linguagem médico-assistencial, o registro de procedimentos e intervenções realizadas, além da necessidade de atualização constante dos registros clínicos.

Um dos pontos destacados foi a relevância da comunicação eficaz entre os membros da equipe multidisciplinar de saúde, enfatizando a importância de registros claros e acessíveis para promover uma boa continuidade de tratamento do paciente. A palestrante também discutiu a importância da ética e da confidencialidade no manuseio das informações contidas nos prontuários, ressaltando a responsabilidade dos profissionais de saúde na proteção da privacidade e dos direitos dos pacientes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito