Notícia - Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico é inaugurado em Cruzeiro
6 de fevereiro de 2026
A unidade estadual será referência para 450 mil habitantes de 17 municípios e a unidade terá 210 leitos em sua capacidade plena.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), e o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), inauguraram nesta quinta-feira (5 de fevereiro) o Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, em Cruzeiro. A cerimônia reuniu mais de mil pessoas, entre autoridades, profissionais de saúde e lideranças regionais. Participaram da cerimônia o governador Tarcísio de Freitas, o vice-governador Felício Ramuth, o presidente da Alesp, André do Prado, o prefeito de Cruzeiro, Kleber Silveira, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e o fundador e diretor-presidente do ISG, André Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, entre outras autoridades locais.
Nesta fase inicial, a unidade começa os atendimentos a partir da segunda semana de fevereiro com os serviços de consultas ambulatoriais e os serviços de apoio diagnóstico.
A abertura do hospital ocorrerá de forma faseada, com ampliação gradual da oferta assistencial até janeiro de 2027, quando a unidade atingirá sua capacidade plena, com 210 leitos. O Hospital será referência regional em média e alta complexidade para cerca de 450 mil moradores de 17 municípios da região, além de apoiar a demanda gerada pelos aproximadamente 13 milhões de peregrinos e turistas que visitam a região anualmente.
Para o governador Tarcísio de Freitas, a escolha do ISG assegura um padrão elevado de qualidade assistencial.
“Esse hospital é uma Ferrari. E, para uma estrutura desse porte, precisávamos de gestão de excelência e de um critério rigoroso de seleção. A presença do Instituto Sócrates Guanaes nos dá a tranquilidade de saber que teremos a melhor gestão possível.”
Os atendimentos que serão oferecidos no Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico são diversos, como hemodiálise, neurocirurgia, gestação de alto risco, pediatria, entre muitos outros.
O atendimento será 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A obstetrícia de alto risco funcionará em modelo de portas abertas.
Para o fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, “Este hospital é fruto de uma parceria construída para atender cerca de 450 mil pessoas da região. Parabenizo o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas por esta grande entrega, e ao secretário Eleuses Paiva, com toda a sua equipe envolvida, aos deputados e aos prefeitos dos municípios vizinhos por essa unidade, que fortalece a saúde pública e amplia o acesso da população a um atendimento de qualidade.”
Ainda segundo o governador Tarcício de Freitas, o trabalho na saúde é vocação. “Vocês vão lidar não só com a dor dos pacientes, mas com a expectativa das famílias. Cada um recebeu o dom de cuidar das pessoas. Este será um lugar de esperança, acolhimento e transformação, e quem fará a diferença são vocês” , finalizou.
Gestão e parceria
A unidade será gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em contrato com a SES/SP. A nova operação reforça a parceria do Instituto com o Governo do Estado, consolidada desde 2017, com a gestão de unidades como o Hospital Regional Jorge Rossmann, o Hospital Regional de Registro, o AME Pariquera-Açu, o Hospital Regional de São José dos Campos, o AME São José dos Campos e o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.
Fases de implantação
fase 1
* Consultas ambulatoriais
* Exames de imagem e diagnósticos
* Implantação do Hospital Dia
Fase 2
* Urgência e emergência adulto
* Clínica médica
* UTI adulto
* Saúde mental
* Ressonância magnética
Fase 3
* Obstetrícia e pediatria, com UTI Neonatal e Pediátrica
* Cirurgias eletivas e de urgência de média e alta complexidade
* Hemodiálise
* Consolidação como referência regional em atenção integral
Compartilhar