Tags

Hospital Regional de São José dos Campos está entre os dez melhores públicos do Brasil

8 de novembro de 2022

Premiação nacional inédita reconheceu as instituições do SUS mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes. O Hospital Regional de São José dos Campos é o nono colocado nacional entre 40 selecionados.

O Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC), unidade gerida pelo ISG desde 2017, ficou entre os 10 melhores hospitais públicos, entre os mais de 4.400 em atividade hoje no Brasil, em reconhecimento à eficiência, boa avaliação pelos usuários e por oferecer qualidade e segurança aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito durante apresentação do prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Ética Saúde e do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), nesta terça-feira, dia 8 de novembro, em Brasília.

Participaram do ranking, que é inédito para o setor público, apenas os hospitais que oferecem atendimento 100% financiado pelo SUS e que possuem Acreditação ONA 3 ou Acreditação Internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA), além da FGV-Saúde. Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O fundador e Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes, comemorou a conquista do HRSJC “entre centenas de hospitais, com apenas cinco anos de inaugurado, resultado do nosso compromisso com saúde digna e eficiente que nossa gente precisa e merece. Parabéns a todo o time ISG de Cuidar e Salvar Vidas na gestão da assistência do HRSJC pelo merecido mérito desta profícua parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Este é um ‘case’ de saúde pública, primeira Parceria Público-Privada de Saúde do Estado de São Paulo. Continuemos nosso trabalho com mais responsabilidade ainda, em parceria com Governo de São Paulo.”

Para o Diretor Financeiro do ISG, Dr. Ernesto Stangueti, “ser reconhecido como um dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil por entidades tão representativas no setor da saúde é fato de extrema relevância para qualquer hospital, sobretudo para uma unidade do SUS. Quem ganha, acima de tudo, é a população assistida.”

Estiveram representando o ISG no evento Dr. Ernesto Stangueti, Diretor Financeiro do Instituto; Dr. Marco Aurélio Pereira, Diretor Técnico Operacional do Instituto; e Bruno Almeida, Diretor Geral do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiás, unidade também gerida pelo ISG.

“Desde 1988 a saúde está inserida como direito social na Constituição da República Federativa do Brasil. O legislador, ao destacar como princípio finalístico que ‘a saúde é direito de todos e dever do Estado’, aponta para o um ideal a ser alcançado. O SUS, desde a sua concepção, foi instrumental em assegurar esse princípio constitucional a todos os cidadãos. De fato, nos tornamos referência mundial em acesso ao sistema, mas precisamos prosseguir nas pautas de qualidade e segurança para os usuários e aprimorar os mecanismos de gestão e eficiência. Portanto, essa inédita iniciativa do IBROSS, em conjunto com a OPAS e o Instituto Ética Saúde, em premiar os “melhores hospitais públicos do Brasil” enaltece a qualidade dos serviços de saúde como ideal a ser alcançado e valoriza o esforço desses hospitais públicos de excelência. Por fim, estar entre os 10 melhores Hospitais Públicos do país revela nossa missão de cuidar e salvar vidas. Parabéns!! ISG e HRSJC”, finaliza o Diretor Técnico Operacional do ISG, Dr. Marco Aurélio Pereira.

Números

Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, com 490.397 leitos. De um total de 6.400 hospitais (gerais e especializados), menos de 400 são acreditados (menos de 6%). Do total de hospitais certificados, 16,5% (63) são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS. No Brasil, hoje, são 200 “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 hospitais públicos mantêm esse último nível de Acreditação. Assim como o HRSJC, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), também gerido pelo ISG, é Acreditado ONA (nível 2), sendo o primeiro e único hospital em infectologia do país com o selo de qualidade.

Ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil (Fonte: Ibross, OPAS, ONA, IES)

1- Hospital Estadual Sumaré “Dr. Leandro Franceschini” – Sumaré/SP
2 – Hospital Geral de Itapecerica da Serra – Itapecerica da Serra/SP
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara – Fortaleza/CE
3- Hospital Estadual de Diadema – – Diadema/SP
4 – Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA – Porto Alegre/RS
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – São Paulo/SP
5 – Hospital do Subúrbio – Salvador/BA
6 – Hospital Estadual Vila Alpina – São Paulo/SP
Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini – São Paulo/SP
Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria – Joinville/SC
7 – Hospital Estadual Mário Covas – Santo André/SP
8 – Hospital Geral de Pirajussara – Taboão da Serra/SP
9 – Hospital Regional de Jundiaí – Jundiaí/SP
Hospital Regional de São José dos Campos – São José dos Campos/SP
Hospital Regional do Sertão Central – Quixeramobim/CE
Hospital Regional Norte – – Sobral/CE
10 – Hospital Geral de Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS
11 – Hospital da Criança de Brasília José Alencar – Brasília/DF
Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – São Paulo/SP
Hospital Regional de Cotia – Cotia/SP
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Santarém/PA
12 – Hospital Municipal Universitário São Bernardo – São Bernardo do Campo/SP
13 – Hospital Municipal Gilson de Cassia Marques de Carvalho – São Paulo/SP
14 – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER – Goiânia/GO
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – São Paulo/SP
Hospital Regional do Cariri – Juazeiro do Norte/CE
Santa Casa de Misericórdia do Pará – Belém/PA
15 – Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” – Sorocaba/SP
16 – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – Serra/ES
17 – Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo – Belém/PA
18 – Hospital Geral de Itapevi – Itapevi/SP
19 – Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo do Campo – São Bernardo do Campo/SP
20 – Hospital Municipal Cidade Tiradentes – Carmen Prudente- São Paulo/SP
21 – Hospital das Clínicas Luiza de Pinho Melo – Mogi das Cruzes/SP
22 – Hospital Estadual Sapopemba – São Paulo/SP
Hospital Geral do Grajaú – São Paulo/SP
Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado – Araguaína/TO
23 – Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL – Goiânia/GO
24 – Hospital Alberto Rassi – HGG – Goiânia/GO
25 – Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro- Uberlândia/MG

  • Da esquerda para a direita: Mauro Junqueira, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Dr. Ernesto Stangueti, Diretor Financeiro do ISG; Dr. Marco Aurélio Pereira, Diretor Técnico Operacional do ISG; e Bruno Almeida, Diretor Geral do HDT.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito