Tags

Novembro Azul: Unidades promovem eventos em prol da saúde do homem

25 de novembro de 2020

Por Olenka Lasevitch

Novembro Azul é um movimento de conscientização voltado para toda a sociedade, quando se abordam mundialmente questões relacionadas à saúde do homem com ênfase na prevenção e tratamento do câncer de próstata. Ao longo dos últimos anos, as unidades ISG têm promovido eventos e atividades em homenagem à data e em 2020 não foi diferente.
Para lembrar o significado do Novembro Azul, as unidades inovaram e promoveram palestras, espaços para reflexão voltados para pacientes e colaboradores, iluminação das fachadas, material de divulgação interna, lanches saudáveis, brindes, espaços para fotos, convite para vestir azul durante um dia da semana, consultas com urologistas para colaboradores e orientação itinerante das equipes de enfermagem sobre os sintomas mais comuns e em quais situações procurar ajuda médica em caso de câncer de próstata.
Segundo o urologista Gustavo Alvim, do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, ‘a gente sabe que o homem tem um pouco de receio de se cuidar e o mês de novembro é justamente para dar esse incentivo.  É necessário que todos entendam a importância de ir ao urologista, não apenas se estiver com sintomas, pois quando há sintomas o câncer ou qualquer outra doença pode estar em fase avançada. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% as chances de cura e a realização do exame de toque junto com o PSA eleva em 95% a chance de um diagnóstico mais preciso’.
É sempre bom lembrar:
 
Estudos demonstram que os hábitos influenciam a nossa saúde em 50%. Outros 20% são determinados pela genética, mais 20% pelo ambiente e 10% pelas condições de acesso à assistência à saúde. Ou seja, atuamos diretamente em 70% dos determinantes da nossa saúde, portanto, cuide-se bem. Pratique exercícios físicos, procure manter uma dieta com mais frutas, legumes e verduras, elimine o cigarro, cuide do peso e seja feliz!
  • No AME de Pariquera Açu foi criada a Sala Novembro Azul, um espaço para reflexão e relaxamento voltado para colaboradores e pacientes

  • Fachada do Azevedo Lima iluminada de azul em homenagem à data

  • Colaboradores de Caraguatatuba assistem palestra para orientações sobre o câncer de próstata e saúde do homem

  • Em São José dos Campos, colaboradores do Hospital Regional Dr.Rubens Savastano aderiram à campanha para vestir azul

  • No Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, a equipe do Serviço de Nutrição montou uma mesa para apresentar tipos de alimentos importantes para prevenir o câncer de próstata

  • No Hospital Regional de Registro, colaboradores receberam lembrancinhas na entrada dos plantões

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito