Notícia - Um tour pela história e cultura do Instituto Sócrates Guanaes

10 de junho de 2022
Diretor Técnico do ISG conhece o escritório sede em Salvador e visita cidade que conta a história do Instituto.
Um tour pela história e a cultura do ISG. Assim foi a visita do Diretor Técnico do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Dr. Marco Aurélio Magalhães, a Salvador, onde conheceu o escritório sede institucional da Bahia. A programação foi realizada nesta quarta-feira, 8 de junho, na companhia do fundador e Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes.
A cidade onde o ISG nasceu também conta parte da história do seu fundador. Experiências prévias, como o período em que atuou na entidade filantrópica Fundação José Silveira, despertaram em Dr. André o interesse por se dedicar ao Terceiro Setor, e hoje compõem a cultura humanizada de assistência em saúde do Instituto. Também fizeram parte do roteiro de visitas três importantes empreendimentos em saúde da Bahia que têm em suas histórias um pouquinho da história do ISG.
O Hospital Cárdio Pulmonar foi a primeira estrutura para diagnóstico em Cardiologia e Pneumologia da Bahia, idealizado e fundado em 1977 pelo pai de Dr. André, Dr. Sócrates Guanaes – médico que dá nome ao Instituto -, em parceria com Dr. João de Souza Pondé e Dra. Esmeralda. Hoje sob a liderança da Rede D’ Or, o Hospital completa 45 anos de assistência em saúde crescendo com o mesmo arrojo, dinamismo e ineditismo daquela época. O Itagara Memorial Day, empreendimento privado em Salvador, teve a consultoria de Dr. André para concepção do projeto assistencial, planejamento e implantação da unidade, sendo hoje um exemplo de Hospital Dia. E, ao fim do tour, uma visita ao Hospital da Cidade (HC). Planejado e fundado pelo próprio Dr. André Guanaes em 2000, o HC oferece assistência humanizada à população de Salvador, sendo referência em medicina crítica, emergência e UTI. Foi gerido pelo ISG entre os anos de 2003 e 2007, quando se tornou um importante centro formador, onde foi instituída a primeira residência de enfermagem intensiva do Brasil, em parceria com a escola de enfermagem da UFBA.
*“Aspas do Dr. Marcos”*.
Para Dr. André, “todas estas vivências foram um caldeirão de experiências positivas, algumas delas, desafios que nos proporcionaram aprendizado e que nós levamos para a constituição do ISG. Todas elas compõem a cultura da missão ISG: cuidar e salvar vidas, promovendo saúde eficiente, transparente, nobre e digna como a nossa gente precisa e merece. Foi um grande prazer receber o nosso Diretor Técnico, Marco Aurélio, aqui na na nossa Sede ‘raiz’ em Salvador, para vivenciar toda esta história”.
Compartilhar