Notícia - Uma homenagem ao nosso saudoso mestre, Dr. Sócrates Guanaes

16 de setembro de 2017
Dr. Sócrates Guanaes,
Meu pai exerceu com maestria e competência sua missão como médico. Mais de 15 mil pacientes foram exemplarmente cuidados por ele. Pouco antes de completar 84 anos ele morreu, deixando um grande legado moral e profissional para sua família, amigos, colegas e alunos.
Eu e meus irmãos, Nizan, Joaquim e Joca somos eternamente gratos pelo privilégio do convívio e aprendizado. Honraremos sua história.
André Guanaes-Fundador e Superintendente Técnico-científico do Instituto Sócrates Guanaes
A seguir, uma homenagem do primogênito, Nizan, pelos 20 anos da morte de nosso pai.
Tem homens que sonham. Tem homens que fazem. Mas quando a capacidade de sonhar se encontra com a capacidade de fazer, a história avança. Eu vi a história avançar. Vi um menino de Remanso, chamado Sócrates, se formar em medicina aos 30 anos. Eu já estava lá. Foi para a Inglaterra ser um dos mais brilhantes alunos do Professor Crofton.
Voltou à Bahia, construiu o Instituto Cardiopulmonar. Revolucionou o tratamento na área de Pneumologia.
Construiu uma clínica e teve mais de 15 mil pacientes. Passou cada dia de sua breve vida produzindo, fazendo planos, amigos e sobretudo, realizando. Morreu aos 45 anos.
Fez muito mais do que a maioria dos homens leva uma vida inteira para fazer. Lamento a partida tão prematura. Perda imensa para nós e para a medicina da Bahia.
Perdemos um sonhador e um realizador. E quando sonho e ação habitam o mesmo corpo, a história avança.
Eu vi a história avançar. Eu estava lá.
Nizan Guanaes
Compartilhar