Vacinação contra a covid-19 tem início nas unidades ISG
20 de janeiro de 2021
Por Olenka Lasevitch. Colaboração de Igor Guimarães, Talita Araújo, Thais Almeida e Agenilson Santana
Inicia-se uma nova fase pelo tão esperado processo de imunização
Entre os dias 20 e 22 de janeiro, após a aprovação pela Anvisa do uso emergencial da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, a campanha de imunização teve início nas unidades ISG. As quatro primeiras contempladas foram o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiás, e o Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC), no dia 20 de janeiro. No dia seguinte foi a vez do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), em Itanhaém e, finalmente, no dia 22, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba. Juntas, estas quatro unidades receberam 1.354 doses da vacina.
As doses estão sendo aplicadas de acordo com as orientações das secretarias municipais de saúde, contemplando prioritariamente os profissionais que atuam na linha de frente do cuidado aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Devido à sua relevância no cenário da pandemia, a campanha de imunização contou com o apoio da direção das unidades e, em alguns municípios, também de autoridades locais.
No HDT, o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, esteve na unidade e participou, inclusive, da aplicação da vacina em alguns colaboradores. A primeira a se vacinar foi a técnica de enfermagem Maria Elizabeth. Segundo ela, a sensação é de alívio e esperança. ” Sinto alívio e muita fé de que novos tempos virão. É muito reconfortante ver o resultado da ciência com a criação dessa vacina. Espero que, em breve, todos possam estar vacinados”, disse.
Em São José dos Campos a campanha teve a participação do Governador João Dória, entre outras autoridades locais. Juliana Santos recebeu a primeira dose no dia do seu 33º aniversário. Ela atua como técnica de enfermagem da UTI pediátrica, desde 2018. Em junho de 2020, pegou covid e ficou internada na enfermaria do próprio hospital onde trabalha.
Em Itanhaém, uma equipe da Vigilância Epidemiológica da prefeitura esteve no HRJR aplicando o imunizante no pessoal que atua na linha de frente. O primeiro a se vacinar foi o técnico de enfermagem do Ambulatório, Douglas Duarte de Freitas Lara, de 34 anos. Segundo ele, “É uma vitória conseguir a vacina, principalmente para nós que estamos na linha de frente, o que nos deixa um pouco mais aliviados. Mas mesmo com a vacina devemos continuar com os cuidados básicos, lavar as mãos, usar máscara, até que boa parte da população esteja vacinada, para voltarmos ao normal.”
Durante a campanha promovida pela prefeitura de Caraguatatuba, em São Paulo, para comemorar a chegada das vacinas, nesta quinta-feira (21), profissionais das quatro unidades do município receberam a primeira dose. Representando o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), referência no tratamento da doença para toda a região, esteve o médico responsável pela UTI, Dr. Nicolas Miranda Carvalho. No dia seguinte, as unidades do imunizante foram recebidos para vacinação dos demais colaboradores, segundo planejamento da prefeitura.
O Fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, parabenizou as equipes pelo início do tão esperado processo de imunização. ‘Estamos diante de uma potente arma nesta guerra contra o coronavírus, juntamente com todas as outras mediadas que devem ser rigorosamente mantidas, seguidas, praticadas e divulgadas por todos nós do setor de saúde. Inicia-se uma nova fase de grande importância e todos nós temos que estar engajados mais do que nunca na nossa missão de cuidar e salvar. Vamos em frente, com força, fé e esperança! Que Deus ilumine, guie e proteja todos os bravos e corajosos guerreiros da saúde de nosso imenso Brasil.’
Compartilhar