Tags

Mentes positivas! Unidades ISG comemoram o Janeiro Branco

1 de fevereiro de 2022

Janeiro Branco é uma campanha desenvolvida para a prevenção da saúde mental. O mês foi escolhido por marcar o período em que as pessoas geralmente estipulam as suas metas. Ao longo dos últimos dois anos, muito especialmente, a saúde mental tem sido bastante afetada devido às condições e perdas impostas pela pandemia.  Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, cerca de um terço da população exposta a uma epidemia pode sofrer alguma manifestação psicopatológica como estresse, ansiedade e depressão, entre outros.

Para lembrar a data, as unidades ISG desenvolveram a campanha “Positive a Mente”, com ações que envolveram a decoração dos espaços com palavras de positividade, Correio Positivo, interatividade, bate-papo, vídeos de especialistas e até brindes para lembrar a data, entre outros.  O símbolo da campanha foi o origami Tsuru, que também compôs a decoração dos espaços. O Tsuru é uma ave sagrada do Japão que significa saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. O objetivo da campanha Positive a Mente foi difundir a importância da saúde mental e do bem-estar.

Por meio do Correio Positivo, os colaboradores puderam enviar mensagens de positividade e incentivo aos colegas de outros setores. As mensagens foram escritas de próprio punho e colocadas em uma caixa destinada ao setor de escolha do autor da mensagem. No Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos, o Serviço Social foi um dos setores a receber mensagens. “É bom saber que tem pessoas que gostam do nosso trabalho. Nos dá ânimo de seguir fazendo sempre o melhor”, afirmou a assistente social, Valéria Guimarães. No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, a auxiliar administrativa da UTI, Andreia Cristina de Faria, pôde sentir o reconhecimento do seu trabalho. “Adorei receber o elogio, assim começamos a perceber que o nosso trabalho está sendo reconhecido”.

Finalmente, quatro vídeos foram gravados por especialistas das unidades geridas pelo ISG com os seguintes temas: Toda Emoção Importa, por Edilea Oliveira, do Hospital Estadual Azevedo Lima; Todo Cuidado Conta, por Ana Maria Guimarães, do Hospital Regional Jorge Rossmann; Positividade Tóxica, por Pâmela Dolores, do Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos; e Os Mitos e Tabus da Saúde Mental, por Aline Rosa, do Hospital de Doenças Tropicais. Os vídeos são curtos, abordam questões relevantes e abrangentes relacionadas à saúde mental e estão disponíveis nas redes sociais do ISG.

  • Palestra itinerante sobre saúde mental no Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos

  • Hall dos elevadores do Hospital Estadual Azevedo Lima ornamentado com mensagens e tsurus e o Correio Positivo

  • Urna desenvolvida pera o Correio Positivo dos colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais

  • Corredor do Hospital Regional de Registro ornamentado com mensagens positivas

  • Palestra sobre saúde mental para os colaboradores do Hospital Regional de São José dos Campos

  • Corredores do Hospital Regional do Litoral Norte ornamentado para o Janeiro Branco

  • Colaboradores do Hospital Regional de Itanhaém confeccionando tsurus para a campanha do Janeiro Branco

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito