Tags

HDT promove ação criativa em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

7 de maio de 2024

Ações fortaleceram as condutas de segurança na assistência de maneira descontraída e criativa

Por Suyanne Morais

O dia 5 de maio é a data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Para celebrar a data, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes, realizou uma mobilização especial nos últimos dias 02 e 03. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu um Concurso de Paródia como forma de celebrar e reforçar a importância das práticas seguras de higiene.

A ação teve como objetivo principal fortalecer as condutas de segurança na assistência e prevenir infecções, de maneira descontraída e criativa. As equipes de colaboradores se reuniram para criar vídeos parodiando o tema relacionado à higienização das mãos. Os vídeos demonstraram de forma lúdica e eficaz a técnica correta de higienização das mãos, além de trazer em suas letras os cinco momentos da higienização das mãos preconizados pela OMS.

O concurso contou com a participação de 3 equipes, cada uma com no mínimo 5 pessoas, que demonstraram sua criatividade e comprometimento com a segurança dos pacientes. Sob o nome “Exigências”, a equipe de Patrimônio da unidade fez uma paródia da música “Evidências” de Chitãozinho e Xororó. A equipe da Qualidade, por sua vez, parodiou a música “É preciso saber viver” de Roberto Carlos, cantando a música “É preciso lavar as mãos”. Já a equipe da Emergência escolheu a música “Vida de Empreguete”, do grupo fictício que aparece na novela Cheias de Charme. Uma comissão de jurados avaliou os vídeos e selecionou o 1º, 2º e 3º lugar, que foram premiados pela sua contribuição e esforço na promoção da conscientização sobre a higiene das mãos.

Além do Concurso de Paródias, o HDT também marcou o Dia Mundial de Higienização das Mãos com a inauguração das Estações de Higiene de Mãos. Estes locais foram estrategicamente pensados e sinalizados para chamar a atenção dos profissionais de forma visual antes de chegarem aos pacientes, reforçando assim a importância da higiene das mãos como medida fundamental na prevenção de infecções no ambiente hospitalar.

Izabella Carvalho, supervisora do SCIH, destacou a importância da higienização das mãos como medida fundamental na prevenção de infecções no ambiente hospitalar. “Esta é uma ação que tem abrangência junto aos profissionais, com impacto direto na segurança do paciente. O objetivo é fazer com que os profissionais estejam sempre vigilantes e que a higienização das mãos se torne um hábito cada vez mais internalizado”, ressaltou.

Para o Diretor Executivo do HDT, Antônio Jorge, a abordagem lúdica adotada pelo SCIH proporcionou uma aproximação maior entre os profissionais e conferiu leveza ao tema. “É muito importante uma ação como essa, pois além da conscientização em si, traz leveza e criatividade para o tema, além do clima de colaboração e engajamento entre as equipes”, avaliou o profissional.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito