Notícia - ISG fortalece cultura de proteção de dados e privacidade
20 de agosto de 2026
Capacitação reuniu cerca de 80 profissionais e integra as ações institucionais de segurança da informação e compliance
Proteger dados é também cuidar das pessoas. Com esse princípio, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) promoveu uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e privacidade, reunindo cerca de 80 profissionais do corporativo e das unidades geridas pela instituição.
A iniciativa integra as ações do ISG para fortalecer uma cultura institucional baseada na ética, integridade, transparência e responsabilidade. No setor de saúde, esse cuidado ganha especial relevância diante da natureza das informações utilizadas na assistência e na gestão dos serviços.
A capacitação também está alinhada às práticas de governança e compliance do Instituto, recentemente reconhecido como a primeira Instituição de Saúde do Brasil a conquistar a certificação ABNT NBR ISO 37301 – Sistema de Gestão de Compliance, com reconhecimento internacional no âmbito do IAF MLA.
Ao final do encontro, o fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, parabenizou as equipes pelo comprometimento e reforçou a importância dos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (LIMPE), que orientam a atuação institucional e se traduzem no cotidiano em uma gestão ética, transparente e responsável.
O treinamento foi conduzido pelo consultor João Gonçalves, especialista em proteção de dados, direito digital e médico, com experiência em LGPD e segurança da informação no setor de saúde.
Para Felipe Righetti Ganança, assessor jurídico e DPO do ISG, “a proteção de dados começa pelas pessoas. O treinamento em LGPD permite que cada colaborador compreenda seu papel no cuidado com as informações pessoais e contribua para uma cultura cada vez mais consciente e responsável. Cuidar e salvar vidas também envolve o respeito aos dados pessoais de todos”.
O superintendente de Infraestrutura e Tecnologia do ISG, Murilo Mendes, também destacou a responsabilidade compartilhada: “O encontro reforçou que a proteção e o uso responsável das informações são responsabilidades de todos, especialmente em uma instituição de saúde. Cuidar da informação é também cuidar das pessoas”.
A iniciativa reforça o compromisso do ISG com a proteção de dados, a segurança da informação e a disseminação de práticas responsáveis entre suas equipes.
Compartilhar