Tags

Egresso da Residência de Infectologia do HDT ganha prêmio em Congresso Brasileiro de Toxinologia

25 de abril de 2022

Por Igor Guimarães

O médico infectologista, Dr. João Victor Soares Coriolano Coutinho, egresso do Programa de Residência em Infectologia do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), teve seu trabalho clínico premiado como o melhor trabalho de toxinologia clínica do XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, evento realizado na última semana de maneira online.

Ele apresentou um estudo sobre acidentes ofídicos na infância que fez parte de seu Trabalho de Conclusão da Residência em Infectologia do HDT.

O projeto, que teve orientação da supervisora de Residência Médica em Infectologia e coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa do HDT, Dra. Lísia Moura Tomich, teve objetivo de avaliar fatores associados com evoluções desfavoráveis.

“Encontramos associação significativa com a idade do paciente e o tempo entre a picada até a aplicação do soro. Quanto menor a idade do paciente menor vai ser a área acometida e isso leva a uma desproporção com a quantidade de veneno inoculada, o que faz com que as crianças evoluam mais com complicações como síndrome compartimental e infecção no local da picada”, disse Coriolano.

O infectologista complementou que um dos pontos abordados no estudo trata acerca da quantidade de soro que é administrado nas crianças em casos de acidentes com serpentes.

“Por existir essa desproporção entre a pequena área anatômica e a grande quantidade de veneno inoculada é indicado que nas crianças seja administrada uma maior quantidade de soro. No entanto, os protocolos de tratamento ainda recomendam a mesma quantidade de soro que em um paciente adulto”, disse.

O médico infectologista ainda reforçou a relevância de receber reconhecimentos como esse.

“Fique muito feliz com o reconhecimento dado ao estudo. Durante as fases de pesquisa as crianças que fizeram parte do estudo foram todas atendidas no HDT e, receber tal valorização é sinal de que estamos todos no caminho certo”, celebrou.

Para o diretor geral do HDT, Bruno Almeida, a valorização do conhecimento científico é sempre um tema reforçado na unidade.

“Não há melhor forma de prestarmos uma assistência qualificada e digna aos nossos pacientes do que tendo um corpo clínico altamente qualificado. Formar gente pra cuidar de gente é uma de nossas missões e, felizmente, temos tido diversos profissionais sendo reconhecidos por toda a comunidade científica”, pontuou o diretor.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito