Tags

HDT/HAA alerta sobre DSTs/Aids durante Operação Carnaval da PRF

24 de fevereiro de 2017

 

OHospitalde Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), unidade gerida pelo ISG em Goiânia – referência notratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas -, juntamente com aPolícia Civil, participou na manhã de hoje, 24 de fevereiro (sexta-feira), dolançamento da OperaçãoCarnaval da Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), no posto da BR-153,próximo a Hidrolândia.A ação, que segue até meia noite de quarta-feira (1º de março), temcomo objetivo alertar a população sobre os riscos à saúde comumente associadosao Carnaval, principalmente em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis(DSTs) e Aids, visto que a unidade tem constatado um aumento acentuado de casos.

A Sífilis é um exemplo. Em 2016 foramnotificados 253 casos contra 157 em 2014, um aumento de mais de 60% em apenasdois anos, o que é considerado alarmante para o estado de Goiás. Já o HIV/AIDS é ocarro-chefe de atendimentos no HDT/HAA. Entre os pacientes internados naunidade, 50% são soropositivos, e cerca de 80% dos atendimentos ambulatoriaissão aos portadores do vírus. A unidade ainda fornece medicamentos a mais de8.700 pacientes. Em 2016, o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica(NHVE) da unidade contabilizou 409 casos notificados de pessoas com HIV/AIDS.

Devidoaos números alarmantes, o HDT/HAAaproveitou a oportunidade para ampliar as orientações. Durante a operação daPRF, colaboradores do hospitaldistribuíram kits commate­riais que unem informações sobre o uso de preservativos e a importância debeber bastante água e não ingerir bebida alcoólica se for dirigir, além depreservativos masculino e feminino. Segundo um dos motoristas que recebeu okit, o atleta Fábio Pereira, a parceria está aprovada. “É um grande diferencialreceber informações de um hospital como o HDT. É bom lembrar que esse períodonão é só para festa e tem que se cuidar”, afirmou.

Para odiretor geral da PRF, Renato Dias, que fez a abertura oficial da operação emGoiás, ter o HDT como parceiro nessa campanha é extremamente positivo. “Aprestação de serviço público atinge índice de excelência cada fez maior quando existeessa integração. Sabemos que nessas festividades muitas pessoas baixam o alertae esquecem da prevenção, o que torna a participação do HDT, que cuida dademanda da saúde, de suma importância”, declarou o diretor.

As DSTs são consideradas um graveproblema de saúde pública e são transmitidas, principalmente, por contatosexual sem o uso de camisinha. No carnaval existe um maior consumo de bebidasalcóolicas e maiores chances das pessoas terem relações sexuais desprotegidas.Nós, como unidade de saúde, queremos levar ao máximo de pessoas a informaçãosobre a necessidade da prevenção”, explicou a assessora de Recursos Humanos da unidade,Priscila Barcelos. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito