Tags

HDT passa a oferecer sessões de Acupuntura para os colaboradores e pacientes

22 de outubro de 2020

22 de outubro de 2020

Por: Patrícia Borges (Bastidores – Assessoria de imprensa)

 

A direção do Hospital Estadual de Doenças Tropical Dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (22), um consultório específico para realização de sessões de Acupuntura no ambulatório do hospital. A unidade passará, a partir da próxima semana, a contar com serviço de Acupuntura para os colaboradores e pacientes internados. As sessões acontecerão nas terças e quintas-feiras. A médica responsável pelo tratamento é a infectologista e especialista em acupuntura, Dra. Luciana Pineli.

A técnica da medicina chinesa consiste na aplicação de agulhas, inseridas em pontos específicos do corpo, que são capazes de regular as funções orgânicas e produzir os efeitos terapêuticos desejados. A acupuntura dispara um mecanismo neuro-imuno-endócrino no organismo que é responsável por seus efeitos. Não há nenhum medicamento na agulha, os remédios envolvidos estão todos presentes dentro do próprio corpo, a agulha só ajuda na liberação dessas substâncias.

A Dra. Luciana Pineli explica a relevância desse novo projeto para o HDT. “Existem trabalhos mostrando o beneficio da acupuntura em várias situações que fazem parte dos problemas identificados nos pacientes internados no hospital, como as neuropatias dos pacientes com hanseníase ou HIV, problemas relativos ao sono, enxaqueca, distúrbios autonômicos, vômitos, depressão, ansiedade, estresse, dentro vários outros”.

Os benefícios em tempos de pandemia

Segundo a diretora técnica interina do hospital, Fernanda Pedrosa, as sessões de acupuntura podem trazer diversos benefícios em tempos de pandemia. “Diante o atual cenário de pandemia do novo coronavírus, a técnica chinesa também pode ser importante no auxilio aos profissionais da saúde. O medo de adoecer, de transmitir aos entes queridos, a vivência da morte dos seus pacientes e familiares, o cansaço com a rotina intensiva de uso de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), mudança da rotina diária, isolamento social e familiar tem levado muitos profissionais à exaustão. A acupuntura pode promover relaxamento, melhorar o sono e melhorar o humor dos profissionais da linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19 do HDT”, disse a diretora.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito