Tags

HDT promove evento inspirado nas olimpíadas para discutir o controle de infecções hospitalares

25 de maio de 2021

Por: Igor Guimarães

 

Como uma das ações de celebração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos comemorado em 5 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu durante essa semana a décima segunda edição da Semana de Controle de Infecção.

Esse ano, o tema do evento fez uma alusão às Olimpíadas que acontecerão em Tóquio, nos meses de julho e agosto. Intitulado “OlimpIRAS HDT 2021”, com um trocadilho à sigla que dá nome à prevenção das  Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o evento promoveu a disputa entre times formados por colaboradores do hospital, divididos de acordo com cada setor que trabalham.

A disputa entre os participantes se deu por meio de modalidades como: basquete, arremesso de argolas, futebol, boliche e tiro ao alvo. Todas as ações foram adaptadas para promover ao mesmo tempo, a disputa esportiva e o reforço de assuntos relacionados ao controle de infecção como: Higienização das mãos, Resistencia microbiana, Precauções, Bundles de prevenção de  IrAS e Ações para controle da pandemia.

A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira, 25, e contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Fernando de Jesus, que no ato representou o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino; da diretora geral do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC), Melina Costa; do diretor geral do HDT, Bruno Almeida; da diretora técnica da unidade, Dra. Fernanda Pedrosa e de lideranças e colaboradores de todas as áreas do hospital.

Segundo a coordenadora do SCIH, Patrícia Fátima, o simbolismo do evento é uma forma de atrair atenção ao tema: Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e ao mesmo tempo, promover ações interativas com os colaboradores. “A semana de controle de infecção é sem dúvida um momento especial para engajar os profissionais do SCIH e promover entre os colaboradores o empoderamento de ações simples que salvam vidas, como a higienização das mãos. Preparamos um evento com muito amor e união para ser dinâmico e criativo. Ao mesmo tempo em que capacitou ainda mais nossa equipe em um assunto tão relevante para  cuidar e salvar vidas, promoveu ações que geraram engajamento, participação, diversão, entusiasmo e alegria”, disse.

Para o assessor especial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Fernando de Jesus, a iniciativa do HDT é bastante salutar para o atual momento de enfrentamento à pandemia. “Historicamente a gestão praticada aqui no HDT sempre busca ações inovadoras e criativas para debater temas relevantes. Em meio à pandemia que tão bravamente temos enfrentado discutir o controle das infecções hospitalares é fundamental. Parabenizo a unidade pela excelente iniciativa”, pontuou.

Durante o evento de abertura dos jogos, Fernando de Jesus, assessor especial da SES, recebeu das mãos da coordenadora do SICH, Patrícia Fátima, a tocha utilizada para acender a “Pira das OlimpIRAS”.

Os jogos marcaram disputas emocionantes e levaram a ricos momentos de integração entre as equipes.

Segundo o coordenador de TI, Carlúcio Mendonça, que participou do evento representando o time azul (primeiro lugar geral entre as equipes), a ação engajou os colaboradores e mobilizou as diferentes áreas do hospital. “Há muito tempo nós não víamos uma ação tão criativa e capaz de mobilizar as pessoas como foram as OlimpIRAs. Colaboradores de todas as áreas do hospital estiveram presentes e participaram com entusiasmo de todas as atividades. Parabenizo o SCIH pela condução e fico feliz com o primeiro lugar do meu time”, brincou o coordenador.

Para finalizar, o diretor geral do hospital, Bruno Almeida, pontou acerca da importância da ação. “A equipes do HDT são sempre muito competentes e criativas. Nosso diferencial sempre foi a qualidade dos profissionais que aqui se encontram. Unidos para salvar vidas e proporcionar à nossa gente uma assistência cada vez mais qualificada, eventos como esse motivam todos os nossos colaboradores e nos impulsionam a cada dia mais continuar dando o nosso melhor”, finalizou o diretor.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito