Tags

HDT referência em segurança!

20 de outubro de 2017

Promover saúde com espírito público e eficiência doprivado é hoje a missão oficial do Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Gestor do Hospital de DoençasTropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) desde junho de 2012 o ISG sempre sepreocupou em proporcionar a qualificação da assistência em suas unidades, enada melhor que promover qualidade comprovada para atingir a meta de salvar vidasde maneira cada vez mais eficiente.

Em 2014, o HDT/HAA foi acreditado pela OrganizaçãoNacional de Acreditação (ONA) no nível 1, como uma unidade que atende aoscritérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindoaspectos estruturais e assistenciais. Ao se consagrar como unidade acreditada,o HDT/HAA assumiu o título de primeiro e único hospital referência eminfectologia do país a receber ONA 1. Fruto do envolvimento de todos os membrosda equipe multiprofissional do hospital e do esforço da gestão, a acreditaçãotem se consolidado ainda mais como uma realidade da unidade.

No último dia 28 de Setembro, após receber visita doInstituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) o HDT/HAA teve renovado oseu título de ONA 1, e mais uma vez um dos pontos mais destacados em termos dequalidade e eficiência foi o gerenciamento da segurança do paciente realizadona instituição. 

Responsável por desenvolver ações para a gestão de riscoe promover a segurança para os usuários, o Núcleo Interno de Segurança doPaciente (NISP) tem sido um dos grandes responsáveis pela melhoria da segurança e qualidade dos serviços oferecidos nainstituição. Criado em 2013, com a finalidade de contribuir para aqualificação do cuidado, melhorar os resultadosda assistência se tornou objetivo principal do NISP, que confirma a cadadia a intenção de efetivar a instituição como referência em segurança no estadode Goiás.

Uma das premissas do serviço, é aumentar a probabilidade de melhoresresultados assistenciais por meio da definição de politicas e diretrizes,gestão por processos (administrativos e assistenciais), de riscos, deprotocolos clínicos e dos programas de melhoria contínua, estando sempre embusca de padrões de excelência que possam aprimorar a qualidade dos serviçosprestados.

De acordo com a coordenadora do NISP, Stefane Arruda, ocaminho para o desenvolvimento de uma cultura de segurança e da sua integraçãono trabalho diário de todos os profissionais tem acontecido gradativamente, apartir de mudanças organizacionais que tem incentivado e possibilitado práticasmais seguras, focando sempre, simultaneamente, nos indivíduos e no sistema. Sobseu ponto de vista, a realidade vivenciada pelo NISP atualmente é favorável,uma vez que se tem na gestão da instituição um ator comprometido naqualificação do cuidado o que tem permitidos avanços importantes: “O que sevislumbra nesse momento, é alçar novos voos e atingir a excelência na gestão dasegurança que garantirá processos de qualidade ao nosso paciente, permitindo aumentarainda mais o nível de desenvolvimento que hoje apresentamos, bem como aqualidade e a segurança que caracteriza a unidade”.

Segundo acoordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) Thaís Yoshida, o NISPpossui importância estratégica na cultura de segurança institucional: “Quando éidentificado algo que não está em conformidade com os padrões estabelecidospela instituição, procuramos desenvolver propostas de melhoria, utilizandoferramentas que nos proporcionem identificar nossas falhas e direcionar nossosprocessos”, disse. Thaís Yoshida reforça ainda que há muito a ser feito:“Quando entendemos a segurança como uma tarefa contínua, passamos a reforçar quecultura é algo perene, e nosso desafio é implantar em todos os setores afilosofia de que devemos ter a segurança como rotina em nossos processos etornar essa cultura como algo natural”, pontuou.

A diretora geral doHDT/HAA, Aline Oliveira, salienta que o trabalho de segurança desenvolvido naunidade deve ser modelo de atuação: “Reconhecidamente o HDT/HAA tem sidoapontado como referência em segurança, isso tem motivado inclusive a manutençãoe reforço do nosso título da ONA 1. Em todos os processos que envolvam esseaspecto temos muita tranquilidade por entender que as pessoas à frente dossetores chave são profissionais gabaritados e mais que preparados para essamissão. A diretoria geral, e até mesmo as superintendências do ISG,representadas pelo seu superintendente técnico-cientifico, Dr. André Guanaes,não medem esforços em garantir o atendimento a todas as necessidades apontadas.Nosso foco é sempre salvar vidas e vamos fazer isso de maneira cada vez maissegura”, disse.

 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito