Tags

Prevenção ao câncer de pele é foco no HDT

7 de dezembro de 2018

O Hospital Estadual de DoençasTropicais dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, realizou naúltima quinta-feira, 6 de dezembro, mobilização em prol do combate ao câncer depele. No auditório da unidade, o dermatologista Danilo Teixeira, explicou aoscolaboradores as principais causas e formas de prevenção deste tipo de câncer e,para marcar a adesão de toda a equipe, os colaboradores da unidade se vestiramcom a cor símbolo da campanha.

Dezembro é o mês escolhido pela SociedadeBrasileira de Dermatologia (SBD) para difundir a prevenção ao câncer de pele,que hoje já representa mais de 30% dos tumores malignos no Brasil. Segundo oInstituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem cerca de 180 mil novoscasos de câncer de pele no país.

O dermatologista DaniloTeixeira explica que o melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo, comtaxa de mortalidade muito alta. “A exposição solar exagerada na infância podecontribuir para o surgimento do melanoma na fase adulta em torno dos 20 a 40anos, por isso, a importância da prevenção; pessoas mais esclarecidas tendem acuidar melhor da saúde. Diante de dúvidas que surgem após eventos deesclarecimento como esse, penso que tanto nossos colaboradores quanto nossospacientes vão ficar mais atentos em relação à doença e o nosso objetivo dedespertar para o tema, foi alcançado”, afirmou.

A diretora geral da unidade,Aline Oliveira, acrescenta que a intenção com campanhas como essa é manter todaa população em alerta a temas tão relevantes: “Todos os meses estamosenvolvidos com campanhas de prevenção de doenças graves e que estão atingindouma parcela significativa da população. A intenção da gestão do ISG é gerarconhecimento e difundir informação para que a prevenção seja sempre o “principalremédio”, pontuou.

Fatores de risco e prevenção :

Ainda durante a palestra,Danilo Teixeira apresentou os principais fatores de riscos que podem ocasionaro câncer de pele, por exemplo, a maior sensibilidade das pessoas de pele,cabelos e olhos claros, idosos, casos de câncer na família, sardas, mais decinquenta pintas pelo corpo, entre outros.

Já as formas de prevenção são:usar protetor solar ao acordar; reaplicar o produto a cada duas horas, sendoque nos casos de transpiração excessiva diminuir esse intervalo; passarprotetor após sair da água; e fazer uso de chapéu e roupas que cubram todo ocorpo.

O auditório da unidade ficoulotado de colaboradores interessados no tema.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito