Tags

Projeto “Saúde em Primeiro Lugar” oferece orientações de saúde para a população de Caraguatatuba

23 de agosto de 2023

Programa para promoção da saúde está sendo desenvolvido em parceria entre Instituto Sócrates Guanaes e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Lançamento foi dia 29/08.

Desde o mês de agosto  de 2023, a população de Caraguatatuba vem contando com o programa “Saúde em Primeiro Lugar”, por meio do qual são oferecidos orientações e suporte com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável para todos. Entre as atividades oferecidas estão: palestras e rodas de conversa sobre temas de saúde; atividade física e de movimento corporal; atividades lúdicas; avaliações físicas e funcionais; oficinas terapêuticas; orientações para alimentação saudável; e visitas domiciliares para orientações de cuidado com a saúde.

O projeto é uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba, com foco em orientação sobre cuidados de saúde e qualidade de vida.

Dr. André Guanaes, fundador e diretor-presidente do ISG, afirma que indivíduos com maior conhecimento e melhores práticas de saúde tendem a gerenciar sua saúde de maneira mais eficaz, resultando em uma melhoria na qualidade de vida. “Cuidar de nós mesmos é a base para todas as nossas realizações, é dar mais anos à vida e mais vida aos anos. Todos precisamos e merecemos, por isso o ISG está junto da população de Caraguatatuba nessa corrente de vida saudável”, afirma Dr. André.

Aguilar Júnior, prefeito de Caraguatatuba, ressalta que o projeto tem como proposta despertar hábitos simples educacionais para que o cidadão tenha qualidade de vida. “Atividades físicas, avaliações, oficinas e visitas domiciliares são ferramentas que serão implantadas para contribuir para o bem-estar das pessoas de forma individual e da comunidade em que vivem”, enfatiza.

As atividades do Programa “Saúde em Primeiro Lugar” acontecem semanalmente, sob a orientação de profissionais do ISG.

Principais temas do Programa “Saúde em Primeiro Lugar”

  • “Hipertensão Arterial e Suas Relações com o Tabagismo e a Obesidade” – Compreendendo os Fatores de Risco e Adotando Hábitos Mais Saudáveis.
  • “Como uma Onda no Mar: Meditação em Minutos” – A Importância da Meditação para o Equilíbrio Emocional e a Redução do Estresse.
  • “A Família e o Diabetes Mellitus (DM)” – Apoio e Cuidado no Convívio com o Diabetes em Ambiente Familiar.
  • “A Importância da Atividade Física na Sua Sobrevida” – Promovendo o Envelhecimento Ativo e Saudável por Meio de Exercícios Físicos.
  • Conscientização sobre os fatores de risco da diabetes e hipertensão.
  • A importância de manter hábitos de vida saudáveis e evitar complicações.
  • Promover orientações quanto à importância da adesão ao tratamento medicamentoso e uso racional de medicamentos.
  • Cigarro eletrônico: O que é?
  • Há perigo na utilização do cigarro eletrônico?
  • Efeitos nocivos do tabagismo.

Lançamento:

O lançamento do programa foi no dia 29 de agosto, durante evento na Praça Geraldo Pereira da Costa, com a participação do prefeito da cidade, autoridades locai, representantes do ISG e mais de 150 cidadãos interessados em participar das atividades oferecidas. O dia 29 de agosto foi escolhido por ser o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública. Estima-se que 200 mil pessoas morram todo ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. 

Programação de lançamento do Projeto “Saúde em Primeiro Lugar”

10h: Abertura: Aguilar Júnior – Prefeito de Caraguatatuba e Dr. André Guanaes, Fundador e Diretor-Presidente do ISG.

10h30: Você controla sua pressão ou ela controla você? Dr. Germano Souza, Cardiologista.

11h00: Tabagismo: efeitos nocivos x hábitos saudáveis. Cirurgião Torácico Dr. Ricardo Sales.

11h30: Saúde em Movimento: ProMovendo Saúde através do movimento, com o fisioterapeuta Antonio Duarte.

12h00: Encerramento.

 

 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito